Amor a profissão ,amor por cuidados pessoais!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Design de sobrancelhas parte 2 metodologia

Biossegurança 

A biossegurança em estética requer atenção e consciência para ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho. Diante de uma realidade onde o mercado de clínicas de estética e os salões de beleza não para de crescer, devemos redobrar a atenção e cuidado neste sentidoA higiene pessoal e do local devem ser analisadas com rigor. É necessário cuidar de cada detalhe, pois apesar de ser importante em todas as áreas, nessa é essencial.
Veja abaixo alguns cuidados que devemos ter no ambiente de trabalho:
-Manter o ambiente sempre limpo;                                                                                      Sempre usar luvas descartáveis nos procedimentos;-                                            - Esterilizar todos os materiais após o uso;                                                                                - Ter disponibilidade de todo material;                                                                                      - Nunca reutilizar materiais descartáveis, principalmente a cera.                                          -

Pele

A pele (ou cútis) é um órgão integrante do sistema tegumentar, um revestimento externo do corpo. Tem como principal função proteger as partes internas do meio externo. Além disso, a pele tem outras funções como: reserva de nutrientes, regulação da temperatura somática, e contém terminações nervosas sensitivas.
A pele é o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Geralmente tem uma espessura de 2 a 4 mm nas palmas das mãos e na planta dos pés, e de 4 mm no couro cabeludo, tem um adulto. O peso da pele também varia de 200g num bebê a 4 kg no adulto. A pele apresenta duas camadas, a derme e a epiderme. E logo abaixo da derme, encontramos a tela subcutânea, ou hipoderme, que é uma camada de tecido conjuntivo frouxo. Além disso, há vários órgãos anexos como glândulas sudoríparas e sebáceas, folículos pilosos, etc.
EPIDERME: esta é a camada superficial da pele, e é constituída pelo epitélio (tecido de revestimento da pele). É uma camada com diferente profundidade, pois irá depender da região do corpo. Pés e mãos têm uma camada mais grossa, que chamamos de pele glabra por não possuírem pelos, e variam de 0,04mm até 1,6mm de espessura.
A epiderme possui células próprias, como queratinócitos, melanócitos, células de Langherans e células de Merkel. Sua célula principal é o queratinócito, que produz a queratina, uma proteína impermeável e resistente que tem como objetivo proteger.
A epiderme possui várias camadas:
-Camada Basal: é a camada mais profunda da epiderme, formada por células cúbicas que se dividem continuamente, e dão origem a todas as outras camadas. Ocorre divisão celular, responsável pela renovação da epiderme.
-Camada Espinhosa: podem ser células cúbicas ou achatadas, e estão localizadas acima da camada basal.
-Camada Granulosa: células achatadas, que tem a presença de grânulos de queratina no citoplasma.
-Camada Lúcida: células achatadas, que libertam enzimas que as digerem. A maior parte não tem núcleo, e estão presentes na pele glabra (sem pelos).
-Camada Córnea: camada constituída por células mortas (sem núcleo) e achatadas. Ocorre nesta camada um desprendimento constante dos queratinócitos, e assim uma renovação constante da epiderme.
Derme
É um tecido conjuntivo que tem como objetivo sustentar a epiderme. Situa-se abaixo da epiderme, e tem espessura de 2 mm em média. Na derme encontramos as fibras colágenas e elastinas, as terminações nervosas, as glândulas sebáceas e sudoríparas, os vasos sanguíneos e os vasos linfáticos. As células relacionadas com a produção dos componentes da matriz extracelular (como íons, proteínas estruturais, glicosaminoglicanos, etc.) são os fibroblastos.
A derme é dividida pela camada papilar (constituída por tecido conjuntivo frouxo) e a camada reticular (constituída por tecido conjuntivo denso não modelado).
Tela Subcutânea (Hipoderme)
É constituída por tecido adiposo, e tem como função: proteção térmica, reservatório energético, fixação dos órgãos e absorção de choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário